sexta-feira, 18 de junho de 2010

Começa a Mostra de Cinema de Ouro Preto



Ouro Preto (MG) recebe de 17 a 22 de junho, uma extensa programação de filmes, debates, seminários, oficinas e manifestações artísticas dos mais diversos tipos. É a Mostra de Cinema de Ouro Preto, que pelo quinto ano consecutivo, chega à histórica cidade mineira com a proposta, inédita no Brasil: discutir a preservação e memória do patrimônio cinematográfico brasileiro.
Este ano, o principal destaque fica por conta da homenagem aos 80 anos da Cinédia, estúdio pioneiro na busca por uma indústria cinematográfica brasileira, e ao Canal 100, cine-jornal surgido no final da década de 50. A extensa programação desta edição contará com 65 filmes - 15 longas, sete médias e 43 curtas - exibidos em 32 sessões gratuitas.
O 5º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros reunirá mais de 70 representantes de mais de 50 arquivos e acervos do Brasil, discutindo em seminários e debates alguns dos temas mais atuais e polêmicos em torno da preservação audiovisual, como os direitos autorais, as políticas públicas de preservação de imagens em movimento no Brasil e a preservação audiovisual na era digital.
A programação inclui exibições de filmes em pré-estreias e retrospectivas, homenagens, Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, debates, Seminário, oficinas, cortejo, exposição, shows, atrações artísticas, que ocuparão três espaços ouro-pretanos - o Centro de Artes e Convenções, a Praça Tiradentes e o precioso Cine Vila Rica, fundado em 1957, e ainda hoje uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.
A iniciativa conta com apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura ,e do Ministério do Turismo. Informações para o público: (31) 3282.2366 - Universo Produção ou www.cineop.com.br. Assessoria de Imprensa:imprensa@universoproducao.com.br ou (31) 3282.2366   
 

Nenhum comentário: