O
Galpão Cine Horto realiza, no próximo dia
12 de setembro, sábado, o seminário
“Subtexto em diálogo – 1º Seminário da Revista de Teatro do Galpão Cine Horto”. Com o objetivo de ser o pontapé inicial para a criação da próxima edição da
Revista Subtexto de Teatro do Galpão Cine Horto, que será lançada no primeiro semestre de 2010, o evento reúne importantes pesquisadores brasileiros em um dia de debates sobre a cena contemporânea e seus desdobramentos.
Confira a programação completa e inscreva-se!
Clique aqui!
A
Revista Subtexto é uma publicação especializada em teatro, editada pelo Galpão Cine Horto desde 2004. Seu processo de produção conta com a participação dos principais artistas e pesquisadores de teatro do país, que colaboram produzindo artigos reflexivos sobre os processos e tendências que envolvem o teatro contemporâneo brasileiro. Com periodicidade anual, a revista tem tiragem de 2.000 exemplares e é distribuída gratuitamente para escolas, grupos teatrais e instituições culturais de todo o Brasil. A partir desse ano, conta com pontos de distribuição instalados em 19 cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Campinas, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Porto Velho, Belém, Palmas, Salvador, São Luís, João Pessoa, Recife, Natal e Aracaju.
Em 2010, a Revista Subtexto chegará à sua sexta edição. O seminário “Subtexto em diálogo” é um desdobramento do projeto, que visa incrementar seu formato, ampliar o alcance de suas ações e possibilitar uma participação mais efetiva do público da área nos processos reflexivos e criativos suscitados pela revista. O seminário contará com a presença de artistas e pesquisadores de destaque na cena nacional, convidados para promover um debate aprofundado sobre os temas que serão abordados no próximo número da revista, de forma a estabelecer um ambiente rico de discussões, provocador de novas questões e reflexões críticas, que serão incorporadas na redação dos artigos.
O seminário “Subtexto em diálogo – 1º Seminário da Revista de Teatro do Galpão Cine Horto” será realizado em parceria com a Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG.
CONVIDADOS DO SEMINÁRIO SUBTEXTO EM DIÁLOGO
José da Costa é Professor do Departamento de Teoria do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Pesquisador do CNPq, é responsável pelo projeto "Subjetividade e políticas da cena: Os sertões do Teatro Oficina e o palco do presente". Autor do livro "Teatro Contemporâneo no Brasil: Criações Partilhadas e Presença diferida" (Rio de Janeiro: 7Letras, 2009), tem publicado ensaios em revistas como Sala Preta (USP) e O Percevejo (UNIRIO) e em livros coletivos como "Texto e Imagem: estudos de teatro" (7Letras: 2009) e "Teatro de Anônimo: sentidos de uma experiência" (Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008).
Luiz Fernando Ramos é professor do Departamento de Artes Cênicas da USP. Pesquisador do CNPq, coordena o GIDE - Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular - e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. É encenador, dramaturgo, crítico de teatro e documentarista. Realizou pesquisas em torno da produção teatral de Gordon Craig, Samuel Beckett, Tadeusz Kantor, José Celso Martinez Corrêa e Martins Pena. Atualmente pesquisa em torno dos conceitos de mimese e teatralidade como operadores da cena contemporânea. (currículo Plataforma Lattes)
Tatiana Motta Lima é professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Artes Cênicas pela UFRJ (1991), graduação em Comunicação Social pela UFRJ (1990) e Doutorado em Teatro (PPGT) pela UFRJ (2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: processo criativo, Grotowski, ator, contato e ação física. (currículo Plataforma Lattes)
Fernando Yamamoto é um dos fundadores do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). Pelo grupo, dirigiu vários espetáculos, dentre eles “Muito Barulho por Quase Nada”, “Roda Chico”, “Fábulas” e “O Casamento do Pequeno Burguês”. Recebeu diversos prêmios, como APCA e FEMSA/Coca-Cola, em 2007, pela direção do espetáculo “Fábulas”. Atualmente desenvolve a pesquisa "Cartografia do Teatro de Grupo no Nordeste”, viabilizada pela Bolsa Funarte de Produção Crítica.
Sílvia Fernandes é professora adjunta da USP.. Fez graduação, mestrado e doutorado em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento na Universidade de Paris 8, em 2003. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria do Teatro, atuando principalmente na área de teatro brasileiro contemporâneo. (currículo Plataforma Lattes). Obs.: A professora Sílvia Fernandes participará por meio de envio de texto para ser debatido durante a mesa-redonda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário